Não! Há modalidades diferentes. A seguir a descrição de algumas delas:
• Cursos de Iniciação Profissional: São cursos presenciais e a distância de educação para o trabalho, destinada a jovens e adultos, independentemente de escolaridade, visando despertar o interesse pelo trabalho e preparar o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade de uma ou mais profissões.
• Cursos de Aprendizagem Industrial: são cursos e programas, presenciais e a distância, de formação técnico-profissional compatível com o desenvolvimento físico, moral, psicológico e social do jovem, de 14 a 24 anos de idade, caracterizada por atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, conforme perfil profissional definido, nos termos da legislação em vigor (CLT, art.428). Tem duração variável e carga horária mínima de 400 horas.
• Cursos de Qualificação Profissional: São cursos presenciais e a distância do processo ou resultado de formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional definido no mercado de trabalho. É destinado a maiores de 16 anos com escolaridade variável. Tem duração variável e carga horária mínima de 160h.
• Cursos de Aperfeiçoamento Profissional: São cursos presenciais e a distância do processo de ampliação ou complementação ou atualização ou aprofundamento de competências de um determinado perfil profissional desenvolvido na qualificação profissional ou educação profissional técnica de nível médio.
• Cursos de Habilitação Técnica de Nível Médio: São cursos de formação técnica de nível médio que garantem ao aluno diploma de Técnico para o exercício de determinada profissão no mercado de trabalho. A carga horária mínima é de 800h (para a fase escolar, não incluindo o Estágio Supervisionado Obrigatório ou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que é requisito indispensável à conclusão do curso).